terça-feira, 6 de agosto de 2013

Componentes do Motor

Cilindro- é a parte do motor onde o combustível é admitido, comprimido e queimado. o cilindro é formado de duas partes: cabeça e corpo.
Corpo do Cilindro- é feito de aço e possui alhetas de resfriamento que aumentam seu tamanho e possibilita o resfriamento.
Cabeça do Cilindro- feita de alumínio e nela são instaladas as velas e válvulas (instaladas dentro de guias de válvulas).

Câmara de Combustão - é o espaço dentro do cilindro onde acontece a queima do combustível.

Pistão - é uma peça cilíndrica que fica dentro do cilindro e é responsável por admitir, comprimir, expulsar gases da queima e transmitir força para a biela.

Anéis de Segmento - Entre o cilindro e o pistão existe uma folga que permite o movimento, essa folga é vedada com anéis de segmento ou molas de segmentos instalados na saia do pistão. Há dois tipos de anéis:
Anéis de compressão - Veda a folga entre o cilindro e o pistão e fica na parte superior da saia do pistão.
Anéis de Lubrificação - Serve para raspar o óleo em excesso do cilindro e é instalado na parte inferior da saia do pistão.

Biela - é um componente que liga o pistão ao eixo de manivelas e transmite a força expansiva dos gases.

Eixo de Manivelas - peça giratória para qual é transmitida a força do pistão através da biela.

Mancais - São peças que apoiam e reduzem o atrito entre partes móveis.

Válvulas - Tem a função de admitir e fechar a entrada de combustível e a saída dos gases queimados no cilindro. A válvula de admissão tem forma de tulipa e a de escapamento tem forma de cogumelo tem forma de cogumelo tem seu interior oco contendo sódio para facilitar o resfriamento.

Sistema de Comando de Válvulas - é o mecanismo que comanda a abertura das válvulas. A parte mais importante é o eixo de ressalto, é acionado por engrenagens, girando na metade do eixo de manivelas. No momento apropriado o rolete sobe que faz a válvula se abrir através do balancim que é ligado a vareta, uma mola faz a válvula se fechar. No motor aeronáutico cada válvula tem 2 ou 3 molas.

Cárter -  é a carcaça onde estão fixados o cilindro, o eixo de manivelas e acessórios. o cárter mantém o motor protegido e o eixo de manivelas alinhado.

Berço do Motor - serve para fixar o motor ao avião, os pontos que ligam o cárter ao berço tem pontos de borracha que absorvem as vibrações do motor que se chama COXIM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário